Produdos Tradicionais Portugueses 

biblioteca online

 

 

Parceria portuguesa para os solos
Sistema de Informação do Regadio
Bolsa Nacional de Terras

Rede Rural Nacional 

 

dieta mediterranica logo

Agricultura biológica Guia de apoio à criação de microempresas Guia de apoio às explorações agrícolas  Serviço de Acncelhamento Agrícola Tecnicos em Formação Regulamentada

 

 

Balcão Único

 

Projeto-piloto para avaliação da adequabilidade e impacto da implementação de medidas de incremento da biodiversidade em explorações agrícolas do continente

 

Em toda a área do Mediterrâneo a agricultura desempenha um papel chave na manutenção e promoção da biodiversidade. Portugal apresenta índices de biodiversidade elevados em todo o seu território, que estão frequentemente associados à atividade agrícola. Qualquer sistema agrícola (mesmo os mais intensivos) podem implementar/melhorar práticas agrícolas que contribuam para promover a biodiversidade.

A DGADR participou num projeto-piloto em parceria com a Liga para a Proteção da Natureza, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Confederação dos Agricultores de Portugal (líder do projeto), financiado pelo Programa da Rede Rural Nacional, intitulado “Projeto-piloto para avaliação da adequabilidade e impacto da implementação de medidas de incremento da biodiversidade em explorações agrícolas do continente”. Com este projeto pretendeu-se realçar a estreita ligação entre a agricultura e a biodiversidade, avaliando quais as melhores formas de aplicar no terreno as práticas agronómicas que favorecem o património natural. Na 1ª fase deste projeto (ano de 2011) procedeu-se à inventariação da biodiversidade existente nas explorações agrícolas e à definição de medidas para a promoção da biodiversidade. Na 2ª fase do projeto (ano de 2012 e 1.º semestre de 2013) procedeu-se implementação das medidas propostas para cada exploração e à monitorização do seu impacto na biodiversidade.

Relatório global do projeto-piloto para avaliação de medidas favoráveis à biodiversidade em explorações agrícolas do continente (pdf)

 logo agri fam  CAOF  uso eficiente da agua  sistema de  reconhecimento de regantes
 sir destaque2  Cartas Pery  NREAP  projeto BINGO