Produdos Tradicionais Portugueses 

biblioteca online

 

 

Parceria portuguesa para os solos  Sistema de Informação do Regadio Bolsa Nacional de Terras

Rede Rural Nacional 

 

dieta mediterranica logo

Agricultura biológica Guia de apoio às explorações agrícolas  Serviço de Acncelhamento Agrícola Tecnicos em Formação Regulamentada

 

 

Balcão Único

 

Projeto-piloto para avaliação da adequabilidade e impacto da implementação de medidas de incremento da biodiversidade em explorações agrícolas do continente

 

Em toda a área do Mediterrâneo a agricultura desempenha um papel chave na manutenção e promoção da biodiversidade. Portugal apresenta índices de biodiversidade elevados em todo o seu território, que estão frequentemente associados à atividade agrícola. Qualquer sistema agrícola (mesmo os mais intensivos) podem implementar/melhorar práticas agrícolas que contribuam para promover a biodiversidade.

A DGADR participou num projeto-piloto em parceria com a Liga para a Proteção da Natureza, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Confederação dos Agricultores de Portugal (líder do projeto), financiado pelo Programa da Rede Rural Nacional, intitulado “Projeto-piloto para avaliação da adequabilidade e impacto da implementação de medidas de incremento da biodiversidade em explorações agrícolas do continente”. Com este projeto pretendeu-se realçar a estreita ligação entre a agricultura e a biodiversidade, avaliando quais as melhores formas de aplicar no terreno as práticas agronómicas que favorecem o património natural. Na 1ª fase deste projeto (ano de 2011) procedeu-se à inventariação da biodiversidade existente nas explorações agrícolas e à definição de medidas para a promoção da biodiversidade. Na 2ª fase do projeto (ano de 2012 e 1.º semestre de 2013) procedeu-se implementação das medidas propostas para cada exploração e à monitorização do seu impacto na biodiversidade.

Relatório global do projeto-piloto para avaliação de medidas favoráveis à biodiversidade em explorações agrícolas do continente (pdf)

 logo agri fam  CAOF  uso eficiente da agua  sistema de  reconhecimento de regantes
 sir destaque2  Cartas Pery  NREAP  projeto BINGO