Balcão Único
Bolsa Nacional de Terras
Sistema de Informação do Regadio
Estatuto da Agricultura Familiar
Produtos Tradicionais Portugueses
Jovem Empresário Rural
Formação Profissional
Cartas de Pery
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
IMG_4099.jpg
previous arrow
next arrow
  • Início

A Comissão Europeia reconheceu a denominação “Meloa de Santa Maria Açores” como Indicação Geográfica Protegida (IGP) tendo sido registada ao abrigo do Regulamento (UE) 2015/270 da Comissão de 17 de fevereiro de 2015, relativo à inscrição de uma denominação no Registo das denominações de origem protegidas e das indicações geográficas protegidas, publicado em JOUE L47 de 20/2, concedendo proteção do nome em todo o território europeu.

O fruto Cucumis melo L. pertencente ao grupo Cantalupenses e aos tipos varietais reticulados caracteriza-se por apresentar forma redonda a oval, casca intensamente reticulada de cor esverdeada enquanto não maduros, tornando-se amarela-esverdeada na maturação, de polpa de cor alaranjada e de textura macia, de sabor doce e sumarento, sendo esta uma característica muito própria das variedades cultivadas em Santa Maria.
A especificidade do solo de Santa Maria, rico em potássio, magnésio, cálcio e restantes micronutrientes, conferem ao fruto as características físico-químicas e nutricionais, e são responsáveis, nomeadamente pelo desenvolvimento de ácidos voláteis, caraterística associada à maturação do fruto e ao aroma intenso que dele emana.